[dropcap size=big]C[/dropcap]hama-se Storehouse e já mereceu um prémio de design da Apple – “2014 Apple Design Award Winner”. Apesar do nome enganador, a remeter para a ideia de que se poderá tratar de uma loja, é uma das plataformas mais bem conseguidas dos últimos tempos para se contar uma história ilustrada (é esse mesmo o objetivo do site / aplicação) e para quem quiser exibir portefólios fotográficos em mais um veículo digital.
A ideia surgiu da cabeça de Mark Kawano, ex senior designer da Apple que também já passou pela Adobe, e que após reunir um financiamento de mais de 7 milhões de dólares criou esta plataforma, como o próprio diz, para contar histórias à medida que elas acontecem (“Your stories, as they happen”). Mas, obviamente, ainda que a intenção seja colocar os utilizadores a partilharem histórias do momento, estava bom de se ver que a app ia servir sobretudo os propósitos de fotógrafos que querem partilhar os seus portefólios guardados.
Descobri o Storehouse por acidente a mexer num iPad exposto numa loja que tinha a aplicação instalada. Para quem quer usar, colocando fotos ou histórias, a Storehouse apenas funciona no universo Apple (em iPad e iPhone). Se é só para ver o que por lá se faz, há o site na Internet.
Seria interessante um conceito com logo personalizável ou arrumação de “histórias” em projetos. Pode ser que estas e outras funcionalidades estejam guardadas para uma versão paga. Até porque Mark Kawano tem um investimento para rentabilizar.