Domingo, Setembro 27, 2020

E se uma batata lhe desse um prémio?

Uma batata. Simplesmente uma batata para testar a criatividade fotográfica. Este é um concurso de fotografia com um dos mais simples ‘briefings’ de sempre e que, por isso, se torna também tão complicado, pelo desafio que comporta. Está em jogo o título de “Potato Photographer Of The Year 2020”, num repto da The Trussell Trust para este período de confinamento e para pôr à prova as capacidades dos fotógrafos que se vêem obrigados a ficar fechados em casa por causa da pandemia de Covid-19. No fim, a batata fotografada não alimentará diretamente quem mais precisa, mas ajudará à distância.

O que se propõe é que até dia 30 de junho se explore a máxima criatividade possível sobre a fotografia a uma batata. “Enquanto está fechado em casa neste período de confinamento, porque não explorar a flexibilidade do seu músculo criativo e pôr-se à prova na captura artística da beleza que existe numa batata“, é o que se pode ler no texto de introdução da página oficial deste concurso tão singular. O autor da imagem vencedora, que será eleita por um painel de júris ligados a vários campos da fotografia, ganha uma Fujifilm XA-7, uma subscrição de um ano da Royal Photographic Society, um workshop de um dia da Brain’s Foto Guides e uma subscrição de três anos da plataforma de concursos de fotografia Photocrowd, que suporta esta competição. Todas as receitas do concurso revertem para a iniciativa britânica The Trussell Trust, que criou um projeto específico de combate à fome no Reino Unido para este tempo de crise.

Estão identificadas no reino unido 14 milhões de pessoas em situação de pobreza e fome, das quais 4,5 milhões são crianças

A participação no concurso tem um custo de cinco libras por imagem (cerca de 5,75 euros) e podem concorrer fotógrafos profissionais ou amadores de qualquer país. O concurso já abriu no dia 27 de abril, mas ainda há muito tempo pela frente, portanto, quando terminarem a leitura deste texto podem ir diretamente à despensa buscar a batata mais peculiar (ou não) que por lá encontrarem.

Por uma boa causa

A The Trussell Trust, que receberá a totalidade do dinheiro das subscrições do concurso, tem por objetivo combater a fome e a pobreza no Reino Unido, numa tarefa que é levada a cabo através do apoio a redes nacionais de bancos alimentares. De acordo com a organização, mais de 14 milhões de pessoas, incluindo 4,5 milhões de crianças, estão a viver com privações severas no Reino Unido. Através de uma rede de 1200 bancos alimentares, o objetivo é proporcionar a cada pessoa sinalizada pela crise um mínimo de três dias de refeições nutritivamente equilibradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Também vai querer ler