Quinta-feira, Dezembro 3, 2020

Como usar uma câmara Canon como webcam

A Canon lançou de um software gratuito que permite usar algumas das suas câmaras (das séries EOS e PowerShot) como webcams, podendo ligar-se ao computador para transmissão de imagem e som via porta USB sem ser necessário ter uma placa de captura de vídeo adicional. Ainda na versão Beta, o EOS Webcam Utility foi anunciado recentemente com uma compatibilidade limitada ao sistema operativo Windows 10 (Microsoft), mas acaba de ser lançada uma versão (também ainda Beta) para MacOS (Apple).

Por se tratar ainda de versões Beta e, portanto, ainda em fase de desenvolvimento e estudo, há ainda alguns problemas de compatibilidade. A nova ferramenta está desenhada para já, sobretudo, para suporte por navegadores de Internet, pelo que, alguns programas de conferência e de reunião virtual não aceitam ainda o sinal de vídeo de uma Canon sem que exista uma placa de captura pelo meio. Porém, muitas das utilizações a que este novo software se adequa passam assim a ser perfeitamente possíveis, como, por exemplo, uma transmissão em direto para um canal de Youtube ou Facebook, sendo, naturalmente, os Vlogers ou os produtores de eventos os principais alvos desta nova aplicação. Em boa verdade se diga, também, que o interesse em fazer uma mera reunião de escritório com uma DSLR estará longe de ser gigantesco.

Sendo um produto acabado ou não, a nova aplicação é muito bem vinda. Durante os últimos dias tenho recebido alguns pedidos de ajuda sobre como utilizar uma DSLR como webcam e, até aqui, a minha resposta era sempre a de que seria necessário comprar um dispositivo de captura de vídeo (que, apesar de tudo, é um acessório muito acessível e não deixa de ser útil em inúmeras situações). Mas a partir de agora, se tem um computador relativamente recente, uma câmara Canon e o cabo USB, tem tudo para fazer a sua transmissão ao vivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Também vai querer ler