Domingo, Setembro 27, 2020

Canon apresenta novas mirrorless EOS R5 e EOS R6 em evento na Internet

Dia 9 de julho. É esta a data agendada pela Canon para apresentar ao mundo as tão aguardadas EOS R5 e EOS R6, as novas câmaras mirrorless da marca nipónica que já estão a dar muito que falar e que farão com que os fabricantes concorrentes fiquem de sobrolho levantado.

A apresentação vai ser feita no “Reimagine”, um evento transmitido em direto pela Internet na próxima quinta feira às 13:00 (hora de Portugal) para o qual tem de ser feito registo prévio neste link. Mais tarde, às 18:00 (hora de Portugal), haverá também uma sessão de perguntas e respostas com embaixadores da Canon onde os novos equipamentos serão naturalmente os pontos mais falados.

A nova e tão aguardada Canon EOS R5

As novas Canon EOS R5 e R6, das quais se começou a ouvir falar há uns bons meses e que foram já confirmadas pela marca, fazem-se acompanhar (sobretudo a R5) de um salto gigantesco de funcionalidades de gravação de vídeo, algumas das quais têm vindo a gerar desconfiança por serem consideradas demasiado avançadas para serem verdade, nomeadamente a gravação de vídeo em 8K em formato RAW ou 4K em até 120 fotogramas por segundo. Por outras palavras, a questão que rapidamente se coloca é a que custo (técnico e monetário) surgem estas novas capacidades, tendo em conta a exigência de processamento digital a que tal obriga à escala da tecnologia atual para uma câmara com as dimensões em causa. A verdade é que a Canon confirmou para a R5 já em abril, para além das funcionalidades já referidas, a gravação em Canon Log e HDR utilizando o Codec H.265 em 4:2:2 de 10 bits, estabilizador ótico integrado (IBIS) de 5 eixos e possibilidade de utilização de um cartão CFexpress e um SD UHS-II combinados.

Captação de vídeo 8K em formato RAW ou a 4K a 120 fotogramas por segundo não é nada de futurista, mas não era expectável para já numa mirrorless. E a exigência técnica a que tal obriga tem levantado dúvidas.

No campo da fotografia, para além do estabilizador integrado, a Canon sublinha também os 12 disparos por segundo com o obturador mecânico que se elevam a 20 disparos por segundo no obturador eletrónico.

Já a R6, da qual ainda pouco se conhece, sabe-se apenas que será uma versão mais acessível no preço, uma espécie de versão low-cost mais direcionada para os youtubers. Mas essa é outra questão que abraça um dos segredos mais bem guardados: de que preços estamos nós afinal a falar?

É por estas e por outras que o evento “Reimagine”, na próxima quinta-feira, é um dos momentos mais aguardados do mundo da fotografia e do vídeo do ano, onde muitas dúvidas serão certamente dissipadas, ficando outras para mais tarde quando começarem a existir os verdadeiros testes no terreno por quem os fará com eventual maior isenção.

Naturalmente que este evento irá falar de outros lançamentos, como novas objetivas RF (as objetivas para o sistema mirrorless da Canon), esperando-se neste campo eventualmente uma 85mm f/2 macro, uma 100-500mm f/4-7.1, uma 600mm f/11 e uma 800mm f/11. Deverão ser ainda anunciados alguns acessórios, como uma bateria de capacidade reforçada, um novo punho, teleconversores e algo mais que a marca terá na cartola.

Cá estarei para voltar a este assunto mais tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Também vai querer ler