A Adobe já tinha dado um gigantesco passo com o seu novo formato de venda de software, o Creative Cloud, pontapeando de forma dolorosa a pirataria – embora devendo-se reconhecer que a pirataria sempre foi uma grande porta de divulgação dos produtos da marca. Mas convenhamos que a comunidade fotográfica pode ser ainda bem mais feliz agora com o acordo entre a Adobe e o popular site de partilha de imagens 500px.

O acordo é relativamente simples. Os utilizadores pagantes do site 500px têm agora à disposição um plano de 165 dólares por ano que lhes dá o direito à utilização livre do Adobe Photoshop CC, Adobe Lightroom e Adobe Lightroom Mobile, os softwares de excelência para tratamento e edição de imagem, que se vêm juntar a todas as vantagens do plano Premium do 500px (uploads ilimitados, acesso à plataforma de comercialização de imagens, definição de portefólios públicos e privados, estatísticas avançadas de visualização das imagens submetidas, criação de galerias personalizadas, gestão de domínio próprio e prioridade nos canais de venda do site).

O plano “Awesome” do 500px, que já tem levado bons nomes da fotografia à ribalta, tem um custo de 75 dólares por ano. O Creative Cloud Photography da Adobe (que dá acesso ao Photoshop e ao Lightroom) custa 119 dólares por ano (sem contar com IVA). Agora com o acordo, 500px + Adobe CC Photography ficam por 165 dólares ano. A rapaziada agradece.

As plataformas online de gestão e exibição de portefólio são coisa velha, perdendo-se já a noção de a quem pertence a liderança. O primeiro site mais popular do género terá sido, eventualmente, o FlickR e o TrekEarth, este último já remetido quase para o esquecimento, mas a guerra de espaços semelhantes não demorou a estalar, com o 500px, pelo seu design (sim, porque a fotografia tem de fazer pendant com a estética) a marcar claramente a diferença. E algo me diz que agora com este acordo com a Adobe, não bastará à FlickR (propriedade da Yahoo!) a lavagem de cara que fez recentemente.

Que continuem estas guerras, que é do que a gente gosta…

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.