Falemos então do Flickr. O famoso site de galerias pessoais de fotografia acabou de fazer mais uma tentativa de manter o seu sucesso de outros tempos, empreendendo um novo esforço na melhoria estética e funcional e tentando acertar num compromisso entre o bom aspeto e a eficácia. Fizeram bem e parece que a comunidade Flickr está a aplaudir as mudanças (moderadamente).

A atitude do site, que é mantido pela Yahoo!, compreende-se de forma óbvia. Em outros tempos, o Flickr já terá sido o espaço de portefólio fotográfico mais popular, até que sucumbiu à notória incapacidade de concorrer esteticamente com o quase irrepreensível bom gosto de adversários como o 500px ou o 1x. Eu confesso que teimo em não gostar do Flickr: é feio e continua feio, o sistema de divulgação entre seguidores é anacrónico e aquela coisa da obrigatoriedade de ter uma conta Yahoo! está como a própria Yahoo! (já não se usa).

O 1x aposta num sistema de triagem em que apenas uma em cada 20 fotos submetidas integram a galeria comum, após uma seleção dos editores do site. E isto faz deste portal um verdadeiro desafio.

Não posso falar muito, porque as minhas tentativas de ter uma galeria organizada em espaços deste género acabaram sistematicamente num abandono na alimentação dos meus próprios portefólios, tendo antes optado por um site pessoal, apesar da incalculável menor visibilidade e de deixar para trás os sistemas de votação comunitária.

Não é embirração. Tenho para mim que um site de galerias fotográficas tem mesmo de ser bonito. Ver uma boa imagem implica degustá-la sem distrações abstrusas de publicidades a piscar e fruta cores em seu redor. Olhar para o 500px ou para o 1x é absolutamente cativante e, pegando mesmo no caso do 1x, a forma de triagem sobre o que aparece ou não na galeria comum transforma-se num verdadeiro desafio para o fotógrafo, o que transforma o site num autêntico tratado de boas imagens.

Mas fica mais uma tentativa da Flickr para a história (a que provavelmente se seguirá mais uma e mais uma até…).

Leave a Reply

Your email address will not be published.