É oficial. A Canon anunciou ontem a quarta geração da mítica 5D. Era muito aguardada e a espera parece ter terminado. Está aí a Canon EOS 5D Mark IV. Mas até a experimentar, pouco posso dizer sobre se as novas funcionalidades vêm ao encontro das expectativas, por isso pouco mais posso fazer do que copiar aqui o comunicado oficial da marca para que cada um tire as suas ilações. Ainda assim, enquanto não tenho a oportunidade de testar, há já algumas considerações que posso fazer.

Aspeto frontal da nova 5D. No essencial, não há mexidas estéticas.

Aspeto frontal da nova 5D. No essencial, não há mexidas estéticas.

O que me parece positivo:

  • Finalmente, a 5D integra comunicação sem fios (Wi-Fi) e GPS sem a necessidade de equipamento adicional. Não é propriamente o último grito tecnológico, a partir do momento em que outras câmaras já o fazem há algum tempo, mas é a muito bem recebida reposição de um atraso tecnológico.

  • A capacidade de captar 7 fotogramas por segundo na resolução máxima (embora o buffer mande esperar ao fim de 21 disparos em RAW) é uma excelente notícia para fotojornalistas. Quem faz desporto que o diga.

    Com a nova versão, a Canon anunciou também novas lentes.

    Com a nova versão, a Canon anunciou também novas lentes.

  • Capacidade de focagem automática seriamente melhorada (aqui, a Mark III tinha já dado um grande salto face à segunda geração, onde este ponto era medíocre).

  • Nova tecnologia de captação de imagens em RAW utilizando pixel duplo, o que permite muito maior flexibilidade em pós-produção. Deposito, no entanto, aqui as minhas dúvidas sobre a capacidade para já de se conseguir fazer alguma coisa com esta nova tecnologia fora do software próprio da marca (Adobe, Capture One, DXO e afins, mexam-se…).

  • Finalmente, é possível filmar em 4K com uma 5D. Mas… em mpeg/H.264.

Agora o negativo:

  • Os quase 4200 euros que se têm de dar em troca da câmara (apenas o corpo) não me parecem ajustados aos valores de mercado para um equipamento com estas funcionalidades. Quebrar a barreira psicológica dos 4000 parece-me manobra arriscada perante os movimentos da principal concorrência para conquistar clientes.

    A nova lente de 35mm f/1.4 vai ser um trunfo da marca no mercado.

  • Ou a comunicação oficial é omissa quanto a este ponto, ou a Canon continua a teimar em não integrar na câmara funcionalidades básicas para filmagem que até o hardware da Mark II já permitiria. Quem se dedica ao vídeo, continuará a depender do firmware alternativo Magic Lantern (não reconhecido nem recomendado pela Canon) para alguns recursos adicionais. Ainda que muitas das funções para fotografia tenham já sido integradas nesta versão da câmara, parece continuar a faltar, por exemplo, o “Focus Peaking” ou máscaras para formatos diferentes do 16:9, entre muitas outras capacidades.

  • Ou eu me engano muito, ou o processador da 5D Mark IV já teria capacidade para muito mais do que a compressão mpeg/h.264. Eu quero uma câmara que filme, pelo menos, em ProRes (ou equivalente), para já não falar na possibilidade de filmar em RAW. Aqui, a concorrência já dá baile há anos. Tenho para mim que a 5D IV ainda não o faz apenas porque… A Canon não quer. Mas o Magic Lantern tratará do assunto a devido tempo.

E agora, o comunicado oficial, sem qualquer edição da minha parte:

A pensar nos que procuram a fotografia perfeita –
a EOS 5D Mark IV

Lisboa, 25 de agosto de 2016 – A Canon anuncia hoje o lançamento da muito aguardada EOS 5D Mark IV, o novo membro da lendária família EOS 5D, concebida para os fotógrafos que procuram captar a imagem perfeita. Conhecida por permitir aos utilizadores contar histórias que precisam de ser contadas, a gama EOS 5D captou muitos dos momentos mais significativos do mundo. Enquanto sucessora da EOS 5D Mark III, a câmara foi desenvolvida com base no feedback direto da comunidade de fotógrafos com vista a criar o modelo EOS mais versátil existente. Com um sensor CMOS de 30,4 megapixéis com ampla latitude de exposição, disparo de alta velocidade a sete fotogramas por segundo (fps), gravação interna de filmes 4K, Wi-Fi e GPS integrados, esta câmara une velocidade e resolução com excelente desempenho com pouca luz e funcionalidade de filme. A EOS 5D Mark IV é também a primeira câmara EOS a estrear o novo formato de ficheiro Dual Pixel RAW, que permite aos fotógrafos afinar imagens em pós-produção ao ajustar ou corrigir o ponto de nitidez, alterando o bokeh do primeiro plano ou reduzindo o efeito fantasma das imagens.

Para trabalhar em conjunto com a câmara, a Canon lança também hoje duas novas objetivas série L de elevado desempenho; a EF 24-105mm f/4L IS II USM e a

EF 16-35mm f/2.8L III USM.

“O diabo está nos detalhes”

A EOS 5D Mark IV incorpora o novo sensor CMOS da Canon full frame de 30.4 megapixéis, que produz imagens com detalhe, mesmo nas altas-luzes mais brilhantes e nas sombras mais escuras. Com uma amplitude de ISO entre 100 e 32.000, expansível de 50 até 102.400, é possível captar imagens nos mais variados ambientes de luz. O algoritmo de processamento de ruído otimizado melhora o registo com baixa luminosidade, ideal para fotojornalistas que precisam de captar notícias de última hora em quaisquer que sejam as condições de iluminação.

Rastrear rostos e cores de alvos em movimento é fácil com o novo sistema AF reticular amplo de 61 pontos. Os 61 pontos/ 41 pontos AF de tipo cruzado cobrem uma área do sensor alargada e oferecem a capacidade do focar apenas com a luz do luar a EV -3 em modo visor, ou a EV -4 e modo Live View. A EOS 5D Mark IV permite utilizar extensores com todas as teleobjetivas para focagem a f/8 com todos os 61 pontos, incluindo 21 tipo cruzado para ainda mais precisão. O LCD de 3.2 polegadas de alta resolução com total utilização tátil em todos os menus é combinado com o novo botão AF ‘Area Selection’ que possibilita uma rápida seleção de pontos AF. Adicionalmente, a câmara inclui um sensor de medição 150K RGB+IR com processador DIGIC 6 dedicado para exposições precisas e deteção e rastreamento de motivos rigorosa.

‘Need for speed’

Desenvolvida para responder rapidamente e nunca perder uma oportunidade graças às tecnologias de leitura de alta velocidade e ao processador DIGIC 6+, a EOS 5D Mark IV, permite fotografar a 7 fps à resolução integral, com ajuste contínuo AF / AE. Ao fotografar até 21 imagens em RAW ou ilimitado em JPEG’s num único disparo, estará sempre pronto para a próxima fotografia. Quando necessita de passar despercebido – para captar notícias ou animais no seu ambiente natural – a câmara inclui os modos ‘Silent Single’ e ‘Silent Continous’, permitindo fotografar com o mínimo de ruído.

Dê o salto na gravação de filmes 4K

Com a EOS 5D Mark IV, a gravação de filmes em 4K está disponível para qualquer pessoa que queira utilizar o poder do vídeo para mostrar ‘the bigger picture’. Uma câmara verdadeiramente versátil, inclui DCI 4K (4096 x 2160) a 30/25/24 fps e oferece a capacidade de extrair imagens JPEG a 8.8 MP de vídeos em 4K, tornando-a uma excelente companhia para quem necessita de mudar facilmente entre vídeo e fotografia. Filmagens de boa qualidade nunca foram tão importantes como atualmente, com os serviços de streaming a exigirem cada vez mais conteúdo captado com a mais recente tecnologia no mercado. A EOS 5D Mark IV traz este avanço na forma de uma DSLR com registo interno de vídeo em 4K, 120p HD, Dual Pixel CMOS AF, time lapse movie e o novo modo filme HDR.

Operação e conectividade otimizadas

Equipada com uma gama de novas e refinadas funcionalidades requisitadas pela comunidade de profissionais da Canon, a EOS 5D Mark IV oferece flexibilidade única no que toca à conectividade. O Wi-Fi integrado permite controlo remoto e transferência de ficheiros com segurança através de dispositivos inteligentes utilizando a app Canon Camera Connect, e o NFC oferece ligação instantânea entre dispositivos compatíveis. O GPS georreferencia cada imagem na informação EXIF com atualizações de data automáticas que ajudam a gerir as imagens e, pela primeira vez, também os metadados IPTC, tal como os detalhes da fotografia, estão automaticamente incorporados.

Também a resistência à água e poeira foi melhorada tornando a câmara ideal para fotógrafos de viagem ou fotojornalistas que trabalham em locais desafiantes.

Abrindo novos pontos de vista com qualidade de imagem inigualável

A Canon é conhecida por ter o maior sistema de objetivas do mundo e hoje, adiciona as novas EF 24-105mm f/4L IS II USM e EF 16-35mm f/2.8L III USM a este portefólio incrível. Uma objetiva verdadeiramente flexível e resistente, a EF 24-105mm f/4L IS II USM é a ferramenta perfeita para qualquer fotógrafo que procura obter nitidez total em todo o alcance do zoom. A distância focal de 24-105mm e a abertura de f/4 são ideais para uma variedade de cenas, motivos e condições de luz, enquanto que o IS 4-stop melhorado e um novo design de vídeo EDM permitem ajustes da abertura silenciosos durante a gravação. Para imagens de alta qualidade excecionais que impressionam qualquer um, a Canon orgulha-se de revelar a EF 16-35mm f/2.8L III USM. Em perfeita harmonia com sensores de elevada resolução tal como o da EOS 5D Mark IV, esta objetiva de alto desempenho proporciona uma qualidade extraordinária a profissionais e entusiastas. A versátil distância focal (16-35mm) torna-se apelativa a fotógrafos de casamento e fotojornalistas que necessitam de trabalhar em espaços reduzidos, enquanto que a abertura máxima f/2.8, luminosa e constante, torna-a numa escolha óbvia para os que fotografam com pouca luz.

Expandido as funcionalidades da EOS 1DX Mark II

Com base no feedback dos clientes, a Canon anuncia uma nova atualização de firmware para a EOS-1D X Mark II. Acrescentando suporte IPTC e LCD colour tone tal como na EOS 5D Mark IV, esta atualização também melhora as funcionalidades de rede e GPS. O firmware estará disponível em setembro, para mais detalhes visite www.canon.pt/cameras/eos-5d-mark-iv/.

Principais características EOS 5D Mark IV:

  • Sensor CMOS de 30,4 megapixéis com ampla latitude de exposição

  • Projetada para cumprir com o inovador Dual Pixel CMOS AF e Dual Pixel RAW

  • Cinematografia 4K com DCI 4K até 30p

  • Mantenha-se ligado com Wi-Fi, NFC e GPS integrados

Principais características EF 24-105mm f/4L IS II USM:

  • Versátil cobertura de zoom 24-105mm

  • Abertura máxima f/4 constante

  • Construção L-series à prova de elementos atmosféricos

  • Estabilizador de imagem 4-stop

  • Construção ótica avançada

Principais características EF 16-35mm f/2.8L III USM:

  • Versátil cobertura de distâncias focais de grande-angular

  • Qualidade de imagem superior

  • Abertura f/2.8 luminosa e constante

  • Construção L-series resistente

  • Focagem automática avançada

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.