A ideia de contar uma história em imagens é, eventualmente, um dos maiores desafios de um fotógrafo. A fotografia na sua forma mais bela passa sempre uma mensagem, transmite uma sensação muito singular a quem a olha, e se esta impressão estiver de acordo com a intenção do fotógrafo, a cereja está definitivamente no topo do bolo.

Insomnia, as imagens de Carlos Medeiros partilhadas no terceiro livro da Amieira

Carlos Medeiros propôs-se esse mesmo desafio já há algum tempo e a editora Amieira Livros partilha numa obra acabada de lançar 37 imagens do fotógrafo açoriano (economista de profissão) que juntas contam a história da viagem da mente numa noite de insónia. Imagens interligadas entre si, a serem apreciadas como um todo que integra uma obra só.

Carlos Medeiros nasceu nos Açores em 1945 e ganho notoriedade como fotógrafo antes de completar 30 anos de idade. Expõe regularmente o seu trabalho desde os anos 70 em diversas iniciativas.

Este é o terceiro livro da Amieira, uma editora ainda jovem no nosso mercado e integralmente dedicada aos livros de fotografia. Estreou-se com pé direito com uma seleção exemplar de imagens de Luiz Carvalho, ao que se seguiu um segundo livro explorando a obra de Carlos Ramos. Espero sinceramente que a Amieira continue a contribuir largamente para a dignificação da fotografia portuguesa, porque bons fotógrafos não nos faltam.

Leave a Reply

Your email address will not be published.